Terça-feira, 30 de Dezembro de 2014
30.12.2014 - Por Fora de Série, às 18:03

_MG_0067.jpg

 Fotografias de Paulo Alexandre Coelho

 

Declarámos no início de Dezembro que este é o mês do cavalheiro moderno. Até ditámos aqui 32 regras, num tom ligeiramente humorístico, para se ser cavalheiro no século XXI. Se as cumpriu a todas, então merece uma bebida extraordinária para celebrar. Lançámos o desafio ao bar do Hotel Ritz Four Seasons, já um ícone da cidade de Lisboa, de criar um ‘cocktail’ Chivas/Fora de Série. Uma bebida que incluísse whisky Chivas, mas com um toque irreverente… fora de série!

Ao balcão do bar, Luís Mendes, chefe de bar do Ritz, preparou a sua criação, explicando passo a passo como esta é feita. O resultado foi uma bebida com um sabor a whisky frutado, não demasiado doce, graças ao chá de roiboos e baunilha, mas certamente mais fácil de beber do que wisky puro. O copo utilizado foi a típica taça de ‘cocktail’, que este associa aos “tempos modernos”. Quase que podemos imaginar James Bond, um verdadeiro ‘modern gentleman’, a saborear a bebida, no meio de uma das suas missões. Excepto que este raramente fugia ao seu Vodca Martini...

 

_MG_9943.jpg

 

Se este ano passa o ‘réveillon’ em casa, não deixe de experimentar a criação de Luís Mendes, que garante que esta pode ser reproduzida por qualquer pessoa. Confira a receita do ‘cocktail’ Chivas/Fora de Série que aqui deixamos. E, já agora, se ainda não teve tempo de se fazer membro do Chivas Club - para poder usufruir dos passatempos, conteúdos exclusivos e convites para experiências únicas - clique aqui

 

Chivas/Fora de Série

Ingredientes

Para fazer o 'cocktail' Chivas/Fora de Série precisa de Chivas Regal 12 anos (2 a 3 cl), licor Chambor (2 cl), Chá rooibos e baunilha, framboesas frescas, morangos e uma vagem de baunilha.

 

Preparação

Antes de tudo, encher a taça que vai ser utilizada para servir a bebida com gelo, para refrescar. Preparar a infusão de chá com pouca água e, de seguida, refrescar o chá com gelo (em alternativa, pode preparar em avanço e pôr no frigorifico). Colocar 5 framboesas num ‘shaker’ e verter 3 cl de chá. Com um almofariz fazer a maceração até que fique bem misturado e, de seguida, coar com um ‘strainer’ para o outro recipiente do ‘shaker, de forma a que fique apenas com a essência do chá, sem nenhuma impureza. Colocar o licor Chambor, o whisky Chivas e gelo no recipiente, fechar e misturar. Verter a mistura do ‘shaker’ para o copo, com a ajuda de um ‘strainer’. Finalmente, colocar as decorações: uma pequena espetada com duas metades de morango e uma framboesa e uma vagem de baunilha meio aberta.

Sirva. Saboreie. Partilhe com os amigos. Repita.

 

A equipa da Fora de Série deseja a todos um feliz ano novo.

_MG_9978.jpg