Terça-feira, 25 de Agosto de 2015
25.08.2015 - Por Fora de Série, às 14:40

Restaurante Tsubaki 2.jpg

 

Lisboa tem um novo grande restaurante japonês. Fica bem no centro da cidade, no Saldanha e tem nome de flor aristocrata e elegante.

O Sushi pode estar na moda (ainda) mas não é disso que trata o Tsubaki. Ou, pelo menos, não exclusivamente. O Tsubaki é um restaurante de comida japonesa em toda a sua plenitude, com os assados e os grelhados na chapa, as massas e as tempuras. O responsável pela carta é o chef Paulo Morais (ex-Midori, ex-Bica do Sapato, Umai), um dos maiores especialistas desta culinária em Portugal e o único a ter participado no concurso mundial de Sushi em Tóquio, o ano passado.

É sempre bom aprender coisas novas. Sobretudo quando não o esperávamos. E foi por causa deste novo restaurante que aprendemos que fomos nós os portugueses introduzir a Camélia no mundo ocidental. A camélia que foi desde logo adoptada pela aristocracia europeia – e mais tarde por grandes casas de moda – pela sua elegância. Originária de alguns países asiáticos, o nome da camélia na china é sinónimo de chá e no japão, de onde trouxemos os primeiros exemplares em 1543, chamam-lhe. Tsubaki. Precisamente o nome deste restaurante que cria mais uma ponte entre o Japão e Portugal.

O Tsubaki fica no também recente Turim Saldanha Hotel, apesar de ter uma entrada independente. Está aberto ao almoço e ao jantar durante a semana e apenas ao jantar nos fins-de-semana. Os preços variam entre os 15 e os 25 euros por pessoa. BL

 

Restaurante Tsubaki 4.jpg