Segunda-feira, 23 de Junho de 2014
23.06.2014 - Por Fora de Série, às 18:37

 

A Opera di Santa Maria Del Fiore anunciou recentemente o restauro do mecanismo do relógio da Catedral de Florença, um trabalho que se tornou possível graças ao apoio da marca relojoeira Officine Panerai.

Construído em 1443 pelo relojoeiro Angelo di Niccolò e consertado e readaptado várias vezes ao longo dos séculos, o relógio do ‘Duomo’, também conhecido como relógio de Paolo Ucello – o nome do pintor renascentista que assinou a pintura do mostrador – é um dos raros relógios no mundo a indicar a hora itálica, ou hora italiana, um sistema de medição do tempo que calcula as horas do dia a partir do pôr-do-sol .  Com um único ponteiro que dá a volta ao mostrador, no sentido contrário àquele que se convencionou chamar o dos ‘ponteiros do relógio’, esta peça única começa a contar o tempo a partir das 24 horas que, neste caso concreto, não correspondem à meia-noite mas sim à hora do pôr-do-sol, o que obriga a vários ajustes ao longo do ano.

O restauro do relógio de Paolo Ucello foi confiado Andrea Palmieri e Ugo Pancani, do Centro de Estudos para o Restauro de Relógios da I.S.I.S Leonardo da Vinci, em Florença, dois peritos na matéria. IQ