Quinta-feira, 1 de Outubro de 2015
01.10.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

GARRAFA-FRIENDS-D-(1).png

É alentejano, o Gin Premium Friends que acaba de chegar ao mercado. Pelas mãos do produtor de vinhos Tiago Cabaço e do engenheiro agrónomo Luís Ferreira, reflecte a personalidade da viticultura portuguesa.

Não há qualquer lapso no que foi dito acima. É mesmo alentejano este gin, por via da naturalidade dos seus responsáveis – Estremoz - e da zona onde é produzido. Depois de um longo processo de quatro anos de testes em alambiques artesanais, 438 cruzamentos de botânicos e mais de mil macerações e microdestilações, surge o Friends. Nome lógico para um produto que é fruto da amizade dos dois carolas que do gosto comum pela viticultura, e por esta bebida em particular, decidiram lançar-se na criação de um produto “diferenciador” e com uma identidade nacional.  

São 38 botânicos que prometem um gin complexo, intenso e aromático, de onde sobressaem as passas de uva Touriga Nacional. O estágio em barricas de carvalho e a quadrupla destilação em alambiques artesanais resultam num produto ‘premium’.

Para já foram produzidas oito mil garrafas, com o objectivo é entrar nos mercados Belga, Francês e Luxemburguês. Para 2016, está previsto duplicar a produção e alargar os horizontes da exportação.

Disponível em garrafeiras, lojas especializadas e espaços nocturnos, o Friends pode ser degustado simples ou aromatizado com uvas e zimbro. CSB

 

 

Tags: