Quarta-feira, 21 de Outubro de 2015
21.10.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

fng1.jpg

 

Este é o lema da 35ª edição do Festival de Gastronomia de Santarém que, a partir de amanhã e até 1 de Novembro é ponto de encontro das artes culinárias, dos seus artistas e dos produtos eleitos de todo o país.

São 11 dias inteiramente dedicados ao que de melhor se come por cá. O certame, organizado pela empresa municipal Viver Santarém e pela Entidade Regional de Turismo Alentejo Ribatejo com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, conta uma história que se alonga sem interrupções a 1980 o que faz dele o mais antigo Festival de Gastronomia do país. O encontro está marcado para a Casa do Campino da cidade onde, uma vez mais, as artes culinárias nacionais e os seus produtos serão protagonistas. 

Uma das novidades previstas para este ano é a Praça do Petisco, um conceito que remonta aos primórdios do certame e que se divide por cinco tasquinhas onde serão servidos petiscos de diversas regiões do país. Outra é o restaurante Lucky 13, um espaço temático com serviço por marcação cujo menu estará diariamente a cargo de um chefe. Nomes como Vítor Sobral, Rodrigo Castelo, Hélio Loureiro, João Correia, Carlos Gonçalves ou Igor Martinho são alguns dos que fazem parte da ementa.

Finalmente, o Festival de Gastronomia de Santarém contará ainda este ano com dois seminários temáticos. O primeiro, agendado para dia 26 de Outubro, será dedicado às “Artes da Mesa” - O grande serviço da gastronomia”. O segundo está marcado para dia 29 e versará sobre o tema “New Food Bizz” - Os novos negócios da gastronomia”. IQ

Tags: