Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2015
08.01.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

pj-phono-elemental-red.jpg

 

O vinil recusa-se a morrer. Só no último ano, as vendas chegaram quase ao milhão e meio de unidades no Reino Unido. Nos Estados Unidos, ultrapassaram as cinco milhões ainda no ano anterior. Os puristas salientam o calor da experiência, começando pelo som da agulha a tocar no disco, com sendo incomparavelmente mais satisfatória do que qualquer coisa em formato digital. Têm razão mesmo que, no papel, a qualidade áudio do digital seja sempre superior à do analógico. Some-se a experiência visual, já que os gira-discos, em si, são objectos lindíssimos e um prazer de contemplar.

Este Pro-ject Elemental – uma marca inglesa que surgiu com esta nova tendência e tem ganho inúmeros prémios – enquadra-se perfeitamente nesta categoria visual. Está muito bem construído e nem descura as novas tecnologias, vem com uma entrada USB para que possa transpor a sua biblioteca vinil em formato digital e ouvir no carro, avião ou no ginásio.

Como o preço de 288 euros também é muito simpático, só nos resta mesmo acrescentar: gira o disco, que gira muito bem. BL