Quinta-feira, 14 de Novembro de 2013
14.11.2013 - Por Fora de Série, às 16:12

 

É um tesouro gastronómico. As trufas brancas são dotadas de um aroma muito particular, o que as torna muito procuradas por ‘chefs’ de cozinha. Não é por isso de estranhar, embora seja assunto para deixar muitos de boca aberta, que onze trufas brancas tenham rendido 274.200 euros, num leilão em Itália. De entre as quais, duas compradas por um anónimo da China que pagou 90 mil euros.

O leilão, que ocorreu no inicio de Novembro no castelo de Grinzane Cavour, na região de Piemonte, norte da Itália, contou também com uma original compra de 305 gramas de trufas brancas, por outro anónimo, cujo destino é a oferta ao novo Presidente da Câmara de Nova York, o italo-americano Bill De Blasio. Outro comprador, identificado como "famoso escritor chinês" licitou via satélite, a partir de Hong Kong, um par de trufas com 950 gramas, pelas quais pagou o equivalente ao triplo do preço do ouro. As trufas de Alba, por serem as melhores, podem alcançar preços muito elevados, como se viu neste último leilão. As melhores colheitas ocorrem em outonos chuvosos, já que, como qualquer fungo, precisa de humidade para se desenvolverem.

O lucro alcançado na 14ª edição do Leilão da Trufa Branca de Alba será doado à Fundação Piemonte para a pesquisa da cura do cancro. E o valor recebido pela venda de Hong Kong vai para o Instituto Mother’s Choice, que cuida de órfãos e mães em dificuldade. CSB