Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015
12.08.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

Couv.png

 

"La Flânerie" é o décimo caderno de ‘croquis’ da Hermès, lançado recentemente. Os desenhos de Philippe Dumas levam o leitor numa visita pelo jardim secreto da ‘maison’, onde reside a colecção Émile Hermès, avô do designer.

Émile Hermès, fundador da centenária casa francesa, criou um Museu que tem o seu nome. Os descendentes foram-lhe acrescentando peças. Phillipe Dumas passeava com o avô neste espaço e as inúmeras memórias lançaram-no no caderno de desenhos que o homenageiam. São inúmeros, os objectos coleccionados por Émile e oriundos de viagens que fez pelo mundo. Tal como Charlie Chaplin, o avô Hermès previu mudanças: “linhas rectas, tempo contado ao minuto, paredes erguidas entre presente e passado, entre sonho e realidade”. Decidido a conter essa mudança, passeou, observou e colheu curiosidades. Dedicou-se à ‘flânerie”, não de forma a desperdiçar, mas antes a “encher-se de tempo”.

Philippe Dumas é autor e ilustrador de vários livros publicados em vários países e detém o prémio Grand Prix de Littérature de la Ville de Paris.

O livro está à venda nas lojas Hermès e nas livrarias Actes Sud, em Francês, Inglês e Mandarim, com o preço de 9,50 euros. CSB