Segunda-feira, 6 de Julho de 2015
06.07.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

504143_1.jpg

 

A pintura está em destaque com importantes obras de Júlio Resende, Batarda e Menez no próximo leilão do Palácio do Correio Velho, que ocorre esta semana, dias 8, 9 e 10 de Julho.

A maior estrela do leilão é a obra Pescador (de Cabo Verde), um óleo sobre tela de Júlio Resende, datado de 1999. Vai à praça por um valor estimado entre os 30 e os 60 mil euros. Mas há mais grandes quadros como um guache sobre papel, sem nome (na foto), da pintora Menez, datado de 1988 ou um acrílico sobre tela "Museo Cartaceo II" de Eduardo Batarda. Ambos com um valor de licitação entre os 20 e os 40 mil euros.

Teremos ainda obras de Cesariny, Cutileiro, Júlio Pomar, Maluda ou Noronha da Costa, num leilão que, na realidade não vive só da pintura.  À praça irão um total de 663 lotes, oriundos maioritariamente da antiga colecção de Paulo Bénard Guedes, antigo governador-geral da Índia portuguesa, da Casa de Peixinhos, em Vila Viçosa e da Quinta de Sant’Anna, em Lisboa. Um espólio bastante heterogéneo que inclui peças de escultura, joalharia, relojoaria e ourivesaria, faiança e mobiliário.

As obras podem ainda ser vistas hoje, numa exposição aberta ao público a partir das 15H00.BL

 

leilão.png

O Palácio do Correio Velho vai realizar também um outro leilão, este online, que decorrerá nos dias 7,8 e 9 de Julho. Mas antes, os 293 lotes poderão ser vistos hoje, dia 6, das 14h30 às 19h.  

Composto por um Álbum de Recordações da segunda metade do Séc. XIX, que inclui os desenhos de D. Fernando, entre outros; autógrafos, entre os quais um de Oliveira Salazar; aguarelas; fotografias; textos; correspondência entre a Rainha D. Amélia e a Rainha D. Maria Pia e outras cartas; poesias; postais; estampas japonesas e partituras de músicas do século XIX, tem uma base de licitação de mil euros. Há também um valioso Manuscrito e que, por isso, se destaca: o lote 166, composto por três volumes, «Regimento do Sancto Officio da Inquisição», do século XVIII, cujo preço parte dos 450 euros.  

As obras do leilão online abarcam áreas como Literatura, Arte, História, Descobrimentos, Expansão Portuguesa no Mundo, Navegação, Contabilidade, Folhetos, Brasil, Café e Cacau, Música, diversas gravuras e lembrando ainda um bonito Álbum de Fotografias e outro Álbum de Recordações. CSB