Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014
11.12.2014 - Por Fora de Série, às 13:30

Topázio_140-Anos-de-Prata_Toni-Grilo.gif

 

Não é todos os dias que uma empresa festeja 140 anos de actividade. A Topázio, marca de objectos em prata pertencente à empresa Ferreira Marques & Irmão, de Gondomar, celebra este ano esse feito. Para ajudar à festa, convidou designers de moda, artistas e personalidades da área das artes para criarem 14 peças em prata. Na verdade, o “caderno de encargos” era bem específico: deveriam ser peças originais em prata inspiradas no Jarrão D. João V, uma peça icónica da marca.

Os convidados – entre os quais se contam nomes como Joana Vasconcelos, Vhils, Nini Andrade Silva, Nuno Baltazar, Fernando Brízio, Sam Baron, Cristina Santos e Silva ou Dino Alves, entre outros – cumpriram à risca os requisitos e o resultado da parceria vai estar em exposição no MUDE, o Museu do Design e da Moda a partir deste sábado, dia 13. É uma boa forma de descobrir a “filosofia da Topázio – uma marca com história e com futuro, que se tem reinventado ao longo dos anos, reescrevendo a cada peça um novo capítulo, sempre de olhos postos na ambição de ser uma marca de referência mundial”, segundo explica Maria do Rosário Pinto Correia, presidente da Topázio.

Durante os próximos três meses é possível visitar a exposição e conhecer as criações que integram a colecção “Topázio – 140 Anos de Prata”, e que, depois de desenhadas, foram produzidas pelos artesãos da Topázio em Gondomar. Desta colecção de edição limitada foram produzidas apenas 10 unidades de cada peça para venda ao público. RIN