Sexta-feira, 21 de Agosto de 2015
21.08.2015 - Por Fora de Série, às 15:27

IPA lateral.jpg

O Museu do Caramulo inaugura este sábado, 22 de agosto, uma exposição genial: "Micro Carros, Grandes Histórias", dedicada aos pequenos automóveis que fizeram história. Incluindo o "Messi", um Messerschmitt KR200, e vários modelos portugueses.

Dizem que os carros não se medem aos palmos. Mas medem. E é precisamente o facto de este automóveis medirem tão poucos que os torna tão interessantes.Chamamos-lhe Micro Carros, do inglês Microcars, embora eles também lhes chamem Bubblecars. O melhor nome é dos franceses. Voiturettes e, se quando olhamos para a história da indústria automóvel temos tendência a olhar para os grandes nomes, os superdesportivos, o facto é que nenhuma história estaria completa sem um bom capitulo dedicado a estes carros. Porque ao longo de todos estes anos, sobretudo em épocas de crise ou entre guerras, a escassez de materiais e de meios disponíveis levou a indústria a ser original na resolução do problema da mobilidade e liberdade das pessoas.

Esta exposição presta a justa homenagem a estes carros, com um modelo com mais de 100 anos, um Peugeot de 1914, mas também quatro micro carros portugueses: um Lusito, dois IPA (incluindo um raríssimo protótipo) e um SADO 550, o primeiro automóvel português a ser produzido em série.

O Museu do Caramulo aproveita ainda a exposição para lançar a acção de crowdfunding "Salvem o Messi", o Messerschmitt KR200 de 1958, um micro carro propriedade do museu a necessitar restauro. Quem aderir poderá vir a ter o seu nome associado ao carro e ganhar uma subida na Rampa do Caramulo no lugar de co-piloto a bordo do "Messi", que é pequenito mas tem muita qualidade. BL