Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2015
07.12.2015 - Por Fora de Série, às 16:24

605.jpg

 

Uma escultura equestre em prata que representa o 1º Duque de Wellington vai a leilão.

O exemplar que ilustra o Marquês do Douro e ostenta marcas de Robert Garrard – o joalheiro da coroa inglesa - é uma das peças que vai à praça pela mão da Veritas Art Auctioneers, nos dias 9 e 10 de Dezembro. Existem exemplares em bronze, pertença de colecções particulares, mas é muito raro que em prata cheguem ao conhecimento geral. A peça reveste-se de grande valor, sobretudo porque um dos exemplares decorava o ‘sideboard’ de Apsley House - o Palácio de Wellington, em Londres, que é hoje um Museu - e era colocada na grande mesa do célebre Waterloo Banquet, até 1851.

Outras peças a merecer destaque pela raridade são um Par de Jarrões "Soldado", um Aquário em Porcelana da China, Companhia das Índias, e uma importante Chaleira D. José de João Coelho Sampaio.

As peças estarão em exposição na Av. Elias Garcia, 157A/B, Lisboa, até dia 8, das 10h às 21h. Poderá ser vista também em www.veritasleiloes.com onde figuram os 719 lotes que compõem o catálogo do leilão Antiguidades e Obras de Arte, Pratas e Jóias. CSB