Segunda-feira, 9 de Novembro de 2015
09.11.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

Chef Andr├® Magalh├úes, Olh├úo, Faro  27

A Comida  Portuguesa a Gostar Dela Própria é um novo projecto que vai às raízes mais tradicionais da nossa gastronomia. Lançando também um olhar moderno com o convite a chefs para recriarem algumas dessas receitas. Tudo online.

O projecto resulta de uma parceria entre o Esporão e o realizador Tiago Pereira. Pode ser visto no Youtube (no canal Esporão & A Comida Portuguesa A Gostar Dela Própria) ou no Facebook (na página com o mesmo nome).

Trata-se de um verdadeiro levantamento etnográfico da gastronomia já que o projecto está já a percorrer o país de lés a lés, e assim continuará ao longo do próximo ano. Com alguma regularidade serão lançados pequenos vídeos a revelar o progresso. Para já e no lançamento estão já cinco vídeos online, que nos falam do Butcho de Monção e da Vila de Ameijoas de Olhão, passando por um Javali Guisado e uma Sopa de Ossos de Suã. Paralelamente, e ao ritmo de um por mês, teremos os episódios onde vários chefs convidados nos mostram a sua “interpretação ”, No total serão 15 episódios representando outras tantas receitas.

Este projecto surge na sequência de um intenso trabalho por parte do realizador numa recolha em tudo semelhante para a música portuguesa, que originou vários documentários para televisão e num projecto “homónimo” (A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria) com o qual o realizador e a herdade do Esporão já tinham inclusivamente colaborado anteriormente. B.L.

 

Vila de Amêijoas por Augusto da Paz, Olhão