Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015
14.10.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

1.jpg

 

Quando o universo árabe chega às ruas portuguesas, a isso chama-se Arabian Days. O ‘souk’ vai estar em Alcântara, de 29 de Outubro e 1 de Novembro - inicialmente marcado para 15 a 18 de Outubro, o evento foi adiado por serem esperadas condições meteorológicas adversas nesta data.

No Largo da Ermida da Capela de Santo Amaro, Alcântara, o ambiente vai ser o de um ‘souk’ árabe com diversas “tendas”: a da gastronomia típica, com o chá de menta e a shisha (cachimbos de água com infusões), e a do artesanato árabe - entre velas, perfumes, bijuteria, tapetes, mobiliário e candeeiros. Mas haverá também espectáculos de dança do ventre, cuspidores de fogo e um encantador de serpentes e a possibilidade de passear de burro, fazer leitura de mãos, tarot e tatuagens de ‘henna’.

Este evento tem ainda uma componente solidária: um euro de cada bilhete reverterá para a Cruz Vermelha Portuguesa, a favor dos refugiados. A entrada no recinto tem um custo de cinco euros por pessoa (é gratuito para crianças até aos seis anos), ou a opção Bilhete Família (dois adultos e dois jovens até aos 16 anos) por 15 euros. Há ainda um passe para os quatro dias que custa 15 euros por pessoa. Os bilhetes estão à venda no local e dias do evento e nas habituais bilheteiras (Fnac, El Corte Inglés, Blueticket, Worten, etc.). O Arabian Days decorrerá nos seguintes horários: dia 15, das 18h às 23h; dia 16, das 18h às 24h; dia 17, das 13h às 24h, e dia 18, das 13h às 22h.

Esta não é uma estreia do evento em Portugal - em 2013 decorreu em Faro e o ano passado, em Sintra -, mas é a primeira vez que o ‘souk’ monta a tenda em Lisboa. CSB

 

2.jpg