Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015
13.08.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

 

Chef-Joachim-Koerper.png

 

Cabe ao restaurante Eleven, a rentrée do Rota das Estrelas. Os dois jantares do mais estrelado evento gastronómico nacional juntam ‘chef’s’ premiados e Gabriel Vidolin, do aclamado O Leão Vermelho, no Brasil.

 Pelo restaurante emproado no Alto do Parque Eduardo VII, irá passar no dia 11 de Setembro, o talento dos ‘chef’s’ Leonel Pereira (do Restaurante São Gabriel, na Quinta do Lago, no Algarve), Dieter Koschina (do Vila Joya, em Albufeira), João Rodrigues (do Feitoria, em Lisboa) e Hans Neuner (do Ocean, em Porches, no Algarve) - todos com uma estrela Michelin – num jantar de degustação a dez mãos. No dia seguinte, é a vez do ‘chef’ Joachim Koerper receber Gabriel Vidolin, o aclamado ‘chef’ de O Leão Vermelho, em São João da Boavista, no Brasil.

 Gabriel Vidolin passou pelo famoso restaurante El Bulli, na Catalunha, tinha então 19 anos. Mas foi na antiga casa dos avós, no Brasil, que abriu um espaço – cujo conceito não é exactamente o de um restaurante tradicional –, onde recebe, serve e, claro, cozinha. Vidolin recebe apenas quatro pessoas por noite e em dois dias por semana. Os ingredientes são biológicos e o menu acompanha as estações do ano, as fases da lua e o estado de espirito do ‘chef’. Os pratos com alma – diz quem experimentou - são servidos numa sequência sensorial em diferentes pontos da casa. Quanto à inusitada escolha do nome da casa, Vidolin explica: “sou um grande fã de Harry Potter porque sou um Gryffindor”.

 Ainda em Setembro, o evento atravessará fronteiras pela primeira vez, rumo ao As Garzas, na Corunha, em Espanha, onde o ‘chef’ Fernando Agrasar (uma estrela Michelin) é anfitrião. Em Outubro será a vez do ‘chef’ Vítor Matos receber os convidados no Largo do Paço, em Amarante, e em Novembro, é no The Yeatman, no Porto, que Ricardo Costa receberá a Rota das Estrelas. A fechar a edição de 2015, no mesmo mês, estará o Fortaleza do Guincho, em Lisboa, com o ‘chef’ Vincent Farges a receber outras estrelas. CSB