Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015
30.10.2015 - Por Fora de Série, às 13:30

Tyto-Alba-(2).jpg

 

O vinho português Tyto Alba acaba de ser distinguido com uma Medalha de Prata nos Pentawards, os óscares do design de embalagens.

A imagem da garrafa, cujo nome só será decifrável por cientistas da área, refere-se a uma Coruja-das-Torres. Uma ave que habita na propriedade onde o vinho é produzido, a Companhia das Lezírias, e que contribui activamente no equilíbrio do ecossistema das vinhas ao alimentar-se de pequenos mamíferos que as destroem. Quanto à embalagem, apresenta-se como um ninho com uma abertura que permite ver o habitante interior: os olhos da coruja; ou seja, a imagem do rótulo. A caixa é feita de madeira e, no interior, tem palha para aconchegar a garrafa. Depois de consumido o vinho, a caixa pode ser pendurada num jardim e servir de ninho a outras aves.

A responsável pelo design, Rita Rivotti, bisa um prémio no mesmo concurso, já que em 2014 arrecadou uma Medalha de Ouro com o vinho Crochet. “O design tem poder de sedução e pode determinar uma compra ou mesmo influenciar a prova”, explica a especialista de ‘branding’ e design de vinhos. Ou como a filosofia de Rita seduz, dizemos nós. CSB